domingo, 19 de agosto de 2012

Sexualidade

6ª Oficina da Escola Lilás de DH 2012: Direitos das Meninas em Cena! CRAS Ampliado, 14h, Restinga.




O tema da Sexualidade foi pauta na oficina realizada por Simone Dornelles, elaborada em parceria com Adriana Fritz. As dinâmicas tiveram apoio de Neusa Heinzelmann - Coletivo Feminino Plural. 





A primeira atividade desenvolvida foi uma dinâmica chamada de Espelho Mental, a qual tem como objetivo fazer com que as adolescentes tomem consciência da imagem do seu próprio corpo.





Sugestões para reflexão foram oferecidas: Mudanças físicas da adolescência. Satisfação de homens e mulheres com suas formas físicas.






Em um segundo momento foi realizado debate a respeito das manifestações da sexualidade e significados da palavra seguida de uma dinâmica: Solicitamos as adolescentes para pensarem em algo que tenham visto, ouvido, falado ou sentido, sobre sexualidade. Pedimos as participantes para guardarem esses pensamentos para si.

Foi formada uma roda de conversa sobre as situações em que a sexualidade é manifestada pelas pessoas no ambiente social. Abriu-se o debate para todas as participantes. Através de síntese dos tópicos apresentados e incentivaremos a reflexão sobre as manifestações da sexualidade em diferentes culturas e diferenças entre a sexualidade de homens e mulheres.



No terceiro momento da oficina realizamos uma dinâmica para tratar de alguns termos populares relacionados com a sexualidade e utilizados por adultos e os adolescentes como: Mulher, Ato sexual, Homem, Masturbação, Seios, Testículos, Pênis, Menstruação, Vagina, Sexo oral, Homossexual.

Esta atividade tem como objetivo perceber como as adolescentes percebem estes termos, uma vez que há muito constrangimento em falar abertamente sobre eles.





Também foram exibidos slides alusivos aos temas sobre sexualidade e manifestações, por exemplo: a Marcha das Vadias.




Último momento é dedicado a pautar sobre gravidez não planejada e aborto. Objetivo: Relacionar as questões e dúvidas que a mulher adolescente tem, no momento em que descobre uma gravidez não planejada; refletir sobre a questão do aborto e a legislação vigente.

Durante a dinâmica, dividimos as participantes em dois grupos: um defendendo o abortamento e outro contra. Coube à facilitadora fazer o registro de todas as opiniões para depois expô-las ao grupo, ressaltando as prováveis dúvidas que povoam a imaginação da mulher nessa situação.

Resultado esperado: Entendimento sobre porque evitar a gestação não desejada; Aprendizagem sobre a legislação sobre o aborto.





Dinâmica de encerramento: Liberdade!







Complementando a oficina sobre Saúde Integral da Mulher, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos:




O tema da sexualidade tem muitos pontos em comum com o da Saúde da Mulher, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos. Por isso, foi realizado uma explanação extra sobre este item antes da oficina da Sexualidade.

Nesta oficina, Neusa Heinzelmann apontou aspectos do PAISM (porque foi elaborado, legislações e benefícios da política pública), sobre exames preventivos, câncer de mama e de colo de útero, entre outros. Foram distribuídos materiais informativos sobre o SUS e Planejamento Familiar.











Por fim, foram identificados Postos de Saúde e Fármacias Populares e centros regionais de administração do Sistema Único de Saúde (SUS) na Restinga.


PRÓXIMA OFICINA: TRABALHO, AUTONOMIA E MULHER, dia 20/08/2012, CRAS Ampliado, Restinga, 14h. Inscrições no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário