quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Mulher, Trabalho e Autonomia

7ª Oficina da Escola Lilás de DH: Direitos das Meninas em Cena! CRAS Ampliado, 14h, 20/08/12, Restinga

A oficina sobre Trabalho e Autonomia, realizada por Michele Lima e Lisarb Montes, teve como objetivo  refletir sobre os múltiplos significados do trabalho na vida de meninas e mulheres, além de situá-las sobre como historicamente ocorreu a inserção da mulher no mundo do trabalho dialogar sobre o mundo do trabalho hoje.

Tratou-se da divisão das esferas pública e privada, onde o trabalho feminino é geralmente identificado com atividades da esfera privada, espaço do não valor, por exemplo: o estigma do trabalho doméstico, não valorizadoe quase invisível.
A ideia fundamental que permeou as atividades foi a busca pela  autonomia econômica e pessoal.



Questões Norteadoras:
O que é trabalho?
O que é trabalho na vida de meninas e das mulheres?
Como se constitui a divisão sexual do trabalho?
E hoje como acontece?
Mas o que realmente queremos quando inseridas no mundo do trabalho?
AUTONOMIA... Mas que tipo de Autonomia?
Possibilidades de Carreiras...



Primeira Dinâmica - Uma roda de apresentação, onde cada menina falou no lugar do seu nome uma profissão (indicada em um bilhete) e o que se faz nessa profissão. Por exemplo, "Sou médica" eu faço "..." neste momento ela teve de elaborar o que é desenvolvido naquela profissão.



Segunda atividade: a palavra Autonomia num quadro visível a todas na sala serviu de estímulo para as meninas refletirem sobre os significados desta palavra no dia a dia delas.






Depois de todas expressarem sua opinião, foram dividas em grupos, e cada grupo escolheu em segredo uma das palavras do quadro para fazer uma mímica para as demais colegas.


O restante do grupo teve de adivinhar qual palavra foi interpretada na mímica.





Resultado Esperado: Reflexão crítica e questionadora sobre como se constituiu e se constitui hoje o trabalho na vida das mulheres, bem como estimular a visão de si própria e das mulheres como agentes de suas vidas e  no processo de transformação social.






Próximo encontro, 27/08/2012, falaremos sobre Desigualdades Sociais, no CRAS Ampliado, 14h.

EM BREVE:  FORMAÇÃO TEATRAL!!




AS INSCRIÇÕES CONTINUAM ABERTAS, vagas limitadas, para meninas de 14 a 18 anos, moradoras ou estudantes da Restinga. Curso gratuito. Informe-se 3221 5298 (a tarde). Inscreva-se no local ou email escolalilasdh@gmail.com 

PARTICIPE!

2 comentários: