domingo, 19 de agosto de 2012

Direitos Humanos das Mulheres e Meninas

1ª Oficina da Escola Lilás de Direitos Humanos 2012: Direitos das Meninas em Cena! CREAS - Extremo Sul, Restinga, 14h, 09/07/2012.

No dia 09/07/12, as facilitadoras Michele Lima e Thais Braga, com apoio de Fernanda Tussi - Coletivo Feminino Plural,  realizaram a primeira oficina da Escola Lilás de Direitos Humanos 2012, sobre DIREITOS HUMANOS DAS MULHERES E MENINAS, no CREAS Extremo Sul, Restinga. 

A oficina iniciou com a dinâmica: Movimentação dos Corpos... Girar, e cantar..

Esta dinâmica consiste em formar uma roda, de mão dadas para que umas fiquem de frente para outras, girar, correr, imaginar um objeto e jogar este objeto para alguma colega, sem dizer o que ele seria, somente após o término da roda se falou qual objeto foi imaginado. Objetivo: Descontrair, aquecer e integrar. 


A oficina sobre Direitos Humanos das Mulheres e Meninas foi pautada por questões trazidas durante apresentação de slides, fotos alusivas aos direitos das mulheres e meninas. As participantes do curso contribuíram dizendo e refletindo, conjuntamente, sobre o significado das imagens.






Temas como cidadania, relações de gênero nas esferas pública e privada, conquista do voto feminino no Brasil, conquistas na área do trabalho e autonomia das mulheres,  desigualdades étnica-raciais, direitos sexuais e reprodutivos, manifestos e luta pelos direitos em diferentes contextos, épocas e regiões, foram abordados durante a tarde no CREAS.









A atividade final da oficina incluiu como dinâmica a criação e montagem de uma mini-apresentação teatral com as temáticas tratadas anteriormente, dividiram-se as participantes em três grupos, e dado um período para organizarem um mini-roteiro sobre a temática trabalhada realizaram a encenação sobre três temas diferentes: as relações de gênero na esfera privada (assista ao vídeo); manifestação em prol dos direitos humanos e contra o preconceito; e coreografia com música tema das protagonistas da novela exibida na emissora Globo, Cheias de Charme, alusiva ao mundo do trabalho.


Próxima oficina tratará sobre Mulher e Mídia, a representação da mulher nos meios de comunicação, 16/07/2012, CRAS Ampliado, Restinga. Projeto patrocinado pela Rede Parceria Social, CEEE, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, com apoio do CREAS Extremo Sul e CRAS Ampliado - Restinga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário