domingo, 19 de agosto de 2012

Novas e Velhas Midias e a Representação da Mulher Jovem

2ª Oficina da Escola Lilás de Direitos Humanos 2012: Direitos das Meninas em Cena! CRAS Ampliado, 16/07/2012, 14h.


A facilitadora Ana Rita Dutra dos Santos, com apoio de Fernanda Tussi - Coletivo Feminino Plural,  trouxe o tema da representação da mulher nos meios de comunicação com a oficina "Quem disse que essa aí sou eu?" Novas e velhas mídias e a representação da mulher jovem, no dia 16/07/2012.

Antes de iniciar a oficina sobre mídia, a pactuação realizada entre as meninas participantes do curso e Escola Lilás de DH foi relembrada...

Ao firmarmos o pacto com o grupo tivemos como objetivo estabelecer limites, regras de convívio em grupo. O pacto foi elaborado em conjunto, a partir das sugestões das participantes, de forma democrática e coletiva.
Na introdução à oficina, Ana Rita realizou um Jogo Projetivo: as meninas participantes do curso escreveram em algumas tarjetas características pessoais suas; a facilitadora expôs imagem de uma modelo retirada de alguma propaganda nos meios de comunicação (de cerveja/novela/loja ou outra qualquer).




Depois de batizarem a pessoa da foto como "Maria", as garotas colaram as tarjetas com as suas características reais/pessoais na imagem dessa "mulher ideal" reproduzida na mídia.



O exercício consistiu em problematizar sobre a imagem da mulher construída nas e pelas mídias e como as realidades e a construção midiática não se encaixam, elencando estereótipos e violências reforçadas nas mídias.


Na etapa seguinte da oficina foram apresentados slides com imagens, frases e propagandas de jornais/revistas/twitter/facebook, de diferentes décadas, para problematizar sobre a construção do papel e o "ideal" de mulher ao longo dos anos. Imagens dos anos 1940 são comparadas com propagandas do ano 2011, demonstrando a permanência e reforços dos estereótipos acerca da mulher na sociedade. Incluiu também a exibição de fotos com "desastres dos fotoshops" para que o grupo identificasse os erros na construção da imagem da mulher ...


As atividades foram divididas em dois grupos. 
O primeiro trabalhou a partir de conteúdos transmitidos por televisão, novelas, etc indicados pelas participantes da escola lilás como sendo programas que reproduzem representações de mulheres que não condizem com a realidade, machismo, estereótipos e definindo o porque isso não é "legal".



Os programas/shows/novelas foram apresentados ao restante do grupo com uso de cartaz, mímica, ou encenação teatral. O outro grupo teve como tarefa identificar qual o programa representado e o porque foi escolhido para apresentação.


O segundo grupo foi responsável por apresentar relatos de meninas que prejudicaram sua saúde, fisicamente, psicologicamente, por não estarem no "padrão da TV".






Entre os relatos foram lidos fatos ocorridos com meninas que sofreram com a anorexia.
No encerramento foi realizado uma pactuação com o grupo de "Não ao machismo nas mídias - Essa aí não sou eu!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário