domingo, 19 de agosto de 2012

Lei Maria da Penha e Violência contra as Mulheres e Meninas

5ª Oficina da Escola Lilás de DH 2012: Direitos das Meninas em Cena! CRAS Ampliado, 06/08/2012, Restinga.


Esta oficina teve como tema central a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 07 de agosto de 2006) e Violência contra as Mulheres e Meninas.







As facilitadoras Lisarb Montes e Aline Aiko apresentaram a referida lei às participantes, realizaram o debate sobre as relações de gênero, patriarcado e violência sob o enfoque da lei e a realizaram atividades em grupo em torno deste tema.



Também foi distribuído material gráfico informativo sobre a Lei Maria da Penha e sobre a rede municipal de proteção às mulheres em situação de violência doméstica.






Durante o debate pediu-se às participantes que elas tentassem lembrar de algum fato relacionado à violência contra as mulheres que chamou a atenção delas...O assassinato da Márcia e do Mateus, recente caso no estado gaúcho, foi citado e comentado pelo grupo.





A dinâmica final consistiu em solicitar às meninas a criação de uma pequena estória em quadrinhos apresentando o que aprenderam sobre as manifestações da violência doméstica e a Lei Maria da Penha.







 As estórias criadas foram apresentadas ao grupo...


ESCOLA LILÁS DE DH participa da Luta e Luto nos 06 anos de criação da Lei Maria da Penha:

O material gráfico das estórias em quadrinhos foi montado como um produto comunicacional, uma exposição para o dia seguinte, dia 07,  no Largo Glênio Peres, na manifestação alusiva aos 06 anos da criação da Lei, intitulada Luta e Luto nos 06 anos de criação da Lei Maria da Penha, organizada pela ong Coletivo Feminino Plural




Diferentes organizações, parlamentares e candidatos/as de diferentes partidos participaram do ato.








Próxima oficina será sobre Sexualidade, dia 13/08/2012, às 14h, CRAS Ampliado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário