sexta-feira, 8 de abril de 2011

Terceira Oficina - Sexualidades

 Dia 6 de abril tivemos nossa terceira oficina e trabalhamos o tema sexualidades. Simone e Adriana iniciaram a oficina com uma atividade de apresentação em que as participantes deveriam dar um aperto de mão e dizer o seu nome. E depois perguntávamos: Como seria o cumprimento em outros lugares...tipo...Em Bundópolis por exemplo, com se cumprimenta? E depois com varias partes do corpo, Joelhópolis, Pesópolis...
Após a apresentação discutimos a importância do toque e do porque sentimos tanto receio de tocar o outro.


No segundo momento introduzimos o tema sexualidade. Entregamos um papel e pedimos pra que fechassem os olhos e escrevessem a primeira palavra que viesse a cabeça quando o assunto era sexualidade. E depois cada uma foi lendo a palavra que escreveu. Surgiram as seguintes palavras: sexo, amor, prazer, filhos, afeto, corpo. Após fizemos uma breve problematização do termo sexualidade "linkando" com as palavras citadas. Tambem perguntamos a elas com quem elas conversavam sobre sexo e sexualidade.

Na atividade final pedimos para que as meninas se juntassem em grupos e desenhassem no papel pardo um corpo (uma integrante do grupo serviria de modelo). A maneira como cada grupo desenhou o corpo foi bem interessante, pois algumas fizeram o corpo com a parte genital outras não (somente os seios). Depois fizemos questionamentos sobre como seria a identidade da "personagem" pedimos para batizá-la, perguntamos do que ela gostava e se ela era virgem ou não, se já tinha ido no ginecologista, se gostava de meninos ou de meninas (ou dos dois).


Tivemos o caso de um grupo que não desenhou a parte genital somente os seios, ao questionarmos qual a preferência sexual,  as meninas argumentaram que a "personagem" ainda não tinha se decidido e estava experimentando.


Depois da discussão, realizamos o nosso lanche e conversamos mais um pouquinho!



Nenhum comentário:

Postar um comentário