sábado, 16 de abril de 2011

Sexta Oficina - Empoderamento, informação e comunicação


Dia 15 de abril, ocorreu nossa sexta oficina. Tivemos a oportunidade de refletir sobre o que é esperado do ser mulher na sociedade, as expectativas e os estereótipos que carregamos, as cobranças, e tudo que acaba tornando o ser mulher um grande fardo e nossa necessidade de nos empoderarmos para darmos um basta nisso e construirmos a autonomia em nossas vidas. Ana Rita e Adriana, conduziram a discussão, inicialmente refletindo sobre como é fácil enumerarmos nossos defeitos, e quão difícil é encontrarmos uma qualidade. As participantes foram convidadas a dizer uma qualidade, algo que gostasse em seu corpo. Depois deste árduo exercício cada menina recebeu um balão e foi convidada a desenhar seu rosto no balão, com muitos risos e brincadeiras cada uma de nós se desenhou.

Após isso distribuímos uma série de frases cruéis que normalmente nós mulheres escutamos seja em nossa casa, na nossa escola, na rua, e a cada frase dita, se sentíamos que ela nos machucava, riscávamos a nossa imagem no balão, fazíamos diversas marcas. Muitas meninas desfiguraram completamente seu desenho, de tantas vezes que ouviram frases agressivas e cruéis e se sentiram machucadas.


Após esse exercício conversamos sobre essas agressões que sofremos no dia adia e assistimos um trecho do Documentário Marias do Brasil, com depoimentos de mulheres que não eram vistas como seres humanos, mas como objeto, posse de alguém e foram agredidas, violentadas de diversas formas. Seguimos conversando sobre a opressão que vivemos e refletimos sobre a cultura do patriarcado, trazendo para nosso dia a dia e percebendo o quanto uma idéia de que somos inferiores esta presente na nossa vida. Conhecer para poder dar um basta! Assistimos o clipe da Pink - Stupid Girl e conversamos sobre os estereótipos que aparecem no vídeo e como conhecemos garotas que são condicionadas a transformarem suas vidas naquilo que o homem quer, que a sociedade machista deseja.

Depois de muito papo, refletimos sobre  a necessidade de nos mantermos informadas, espertas, para podermos dizer não e retomarmos a posse sobre nossas mentes, nossos corpos e nossas ações. As meninas assistiram o clipe do TLC, Unpretty e discutiram sobre os exemplos de meninas que deram um basta e assumiram o controle de suas vidas! Depois de tudo isso, num gesto de protesto pisamos, estouramos aquele balão com nossa imagem machucada, dando um forte brado contra a opressão e elaboramos cartazes com aquilo que queremos para nossas vidas e nos valorizando enquanto mulheres bem informadas e empoderadas!




Nenhum comentário:

Postar um comentário