sexta-feira, 8 de abril de 2011

Quarta Oficina - Direitos Sexuais e Reprodutivos

Oi pessoal! Hoje dia 8 de abril tivemos nova oficina na Restinga! Falamos sobre direitos sexuais e reprodutivos! A Michelle Leão, retornou hoje abordando o assunto!

Inicialmente a Michele apresentou slides abordando alguns conceitos importantes na questão dos direitos sexuais e reprodutivos. Com questionamentos sobre o que são esses direitos? O que é isso? Em que situações da minha vida percebo o respeito ou violação dos mesmos? Michele conduziu sua fala, sob os olhares atentos das meninas da Restinga. Sua participação foi ótima, muito esclarecedora e direta!

Após este momento de explanação, as jovens foram convidadas a refletir sobre situações do seu cotidiano que se relacionam com os direitos sexuais e reprodutivos. As meninas foram divididas em grupos e se dirigiram para uma mesa com diversos folders, livros, folhetos, livretos, noticias sobre o tema e situações onde estes direitos foram violados, após consultarem atentamente todo o material, cada grupo escolheu um tema com o qual tenha se identificado e preparou uma apresentação para os colegas. 


Para finalizar, as jovens criaram uma história em grupo! Isso mesmo! Cada uma colaborou com alguns parágrafos e de uma simples frase inicial falando de uma menina que teve a primeira relação sexual com o namorado, as meninas criaram toda uma historia sobre uma jovem que fez sexo sem preservativo, acabou contraindo o vírus da AIDS e sofre com o preconceito da sociedade! Nosso grupo é demais!!! 



Depois do encerramento, seguimos com o nosso tradicional lanchinho e muito bate-papo! A oficina acabou e as meninas não queriam ir embora, seguimos conversando! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário