sexta-feira, 8 de abril de 2011

Primeira Oficina - Gênero

Depois de uma série de reuniões, muita conversa, idas constantes das integrantes do Coletivo Feminino Plural para viabilizarmos a melhor forma para realizarmos as oficinas, no dia 30 de Março de 2011 tivemos a primeira oficina com as jovens da Restinga! Inicialmente os encontros iriam ocorrer no Centro Infanto Juvenil Monteiro Lobato, mas devido a falta de espaço apropriado para recebermos cerca de 30 jovens da Comunidade mais o Grupo das jovens universitárias, iniciamos mais uma nova parceria, e transferimos os encontros para o Centro Comunitário da Restinga (CECORES). Aproveitamos para agradecer a toda a equipe do Cecores pela acolhida e ao Centro Infanto Juvenil Monteiro Lobato pela recepção na nossa primeira roda de conversa e por ter convidado as jovens da instituição para comparecerem no Cecores para o projeto.

A oficina foi ministrada pela Cica do Coletivo Feminino Plural, com o auxilio de Terezinha Vergo, também do Coletivo Feminino Plural e de Ana, integrante da Escola Lilás de Direitos Humanos.


Inicialmente desenvolvemos um momento de apresentação e descontração, onde cada jovem foi responsável pela apresentação das demais companheiras. Após este momento Cida conduziu uma discussão sobre as coisas caracterizadas como de menino e de menina, discutindo a rigidez destes conceitos e como isso se manifesta na nossa rotina na escola, com nossos amigos, nas nossas atividades cotidiana. Após a discussão, as jovens foram divididas em grupos e chamadas a pensar em características, ações, itens de vestuário, ou mesmo na questão biológica do que é ser menino ou ser menina. Os grupos conversaram durante alguns minutos, elaboraram alguns cartazes e apresentaram perante o grupo.


Após mais um rodada de conversas sobre as questões de gênero, Cida encerrou sua fala, e as jovens participaram de um lanche com as oficineiras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário