quinta-feira, 17 de março de 2016

Empoderamento, informação e comunicação é tema de oficina na Restinga

A tarde do dia 26 de fevereiro foi momento de pensar, de forma crítica, sobre a forma como meninas e mulheres são retratadas e veem suas pautas tratadas pela mídia tradicional na Oficina de Empoderamento, Informação e Comunicação da Escola Lilás de Direitos Humanos. Além da reflexão, as meninas conheceram projetos interessantes que já vêm tentando fazer uma comunicação das mulheres para as mulheres e gravaram um vídeo em que discutem os estereótipos e padrões de beleza. A oficina foi ministrada pela jornalista e integrante do Coletivo Feminino Plural Roberta Mello.

No primeiro momento, cada menina foi convidada a pensar sobre o que gosta mais gosta em sua personalidade ou no seu corpo e o que não gosta. Todas puderam escolher uma das qualidades para compartilhar e tecer elogios às colegas. O objetivo foi pensar sobre padrões de beleza e estereótipos e sobre como eles afetam nossa forma de nos vermos e encararmos as outras meninas.

Foram apresentadas, ainda, notícias, peças publicitárias, capas de revista, e todas as participantes foram questionadas: Você se sente representada nessas imagens? Os estereótipos são importantes para os meios de comunicação?

Depois, foi o momento de "colocar a mão na massa". As meninas refletiram e elaboraram um material comunicacional que retratasse aquele grupo, seu bairro, suas características físicas e comportamentais, seus desejos e sonhos, uma história positiva ou uma lição extraída durante o convívio e as atividades.

A escolha foi por realizar um programa de entrevista em vídeo em que todas falam sobre a aceitação dos seus cabelos e do seu corpo. Em breve, você assiste ao programa por aqui. Fica de olho!

Veja o material de apoio da oficina abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário