domingo, 1 de maio de 2011

Oficina de Encerramento

Dia 29 de abril, chegamos ao fim desta etapa de trabalho do Projeto Escola Lilás dos Direitos Humanos. Reunimos as meninas que participaram das 8 oficinas para conversamos sobre o que acharam do projeto. 

Durante cerca de um mês nos reunimos todas as quartas e sextas feiras para conversar! Tivemos a incrível oportunidade de conhecer um grupo de meninas fantásticas. Alias este projeto propiciou o encontro de dois grupos: O Grupo das meninas universitárias que compareceram para planejar e ministrar as oficinas e o grupo das meninas da Restinga. Foram momentos incríveis de construção do conhecimento, de auto conhecimento, de diversão, muitas trocas de idéias, dinâmicas, trabalhos em grupo. 

Neste encerramento fizemos um momento de avaliação, onde cada participante trouxe suas experiências sobre o Projeto. Um dos pontos positivos levantado foram as atividades bastante participativas: as diferentes dinâmicas de grupo, cartazes. A forma como os temas foram abordados foi elogiada, as meninas puderam refletir bastante, através de diversas atividades, desde a elaboração de cartazes até assistir clipes musicais e analisar letras de músicas. Esta pluralidade de recursos foi bem legal! 

O principal ponto negativo, ficou por conta de um assunto. O tema da violência sexual foi colocado como o ponto negativo do projeto. Segundo as meninas tocar neste assunto é muito doloroso. Todas as participantes sentiram-se muito incomodadas ao trabalharem sobre a violência sexual. Na avaliação discutimos um pouco sobre de que forma poderíamos abordar o assunto. Uma das meninas que colocou como ponto negativo a Oficina que falou sobre o tema, reconhece a necessidade de falar sobre o assunto, apesar de toda a dor que ele trás a tona e sugeriu que o tema seja trabalhado aos poucos, de forma devagar, sem focar muito no individual. Levantamos a possibilidade de analisarmos essa questão através de filmes, documentários e noticias, e as participantes acharam interessante. 

No final convidamos todas a conhecerem o Coletivo Feminino Plural, colocamos nosso espaço a disposição para visitas, queremos realmente continuar em contato, quem sabe no futuro até promovendo novas atividades juntas. Após esta conversa fizemos um momento de confraternização e encerramos este ciclo de oficinas na Restinga.

Ficou um gostinho de quero mais no ar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário